ANTEAG - Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão Imprimir E-mail

A Fundação da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresasa de Autogestão, a ANTEAG, tem suas origens em meio à conjuntura política e econômica do Brasil do início da década de 90, momento de abertura do mercado nacional ao internacional e apogeu da chamada 3ª reestruturação industrial, com seu avanço tecnológico e a substituição da força humana pela automação.

Tal quadro teve como conseqüências a falência de diversas indústrias nacionais, até então acostumadas a um mercado mais protegido, e o desemprego de grande quantidade de trabalhadores, assim considerados “velhos” e desqualificados diante das novas demandas promovidas pelo aumento da competitividade.

A experiência da recuperação de empresas pelos trabalhadores sob o regime da autogestão (em geral sob a forma jurídica de cooperativa), logo se mostrou como uma eficaz resposta para a crise. A organização das empresas em uma associação passou a ser uma necessidade. Em 1994, nascia a ANTEAG.No decorrer dos anos, a ANTEAG pôde entrar em contato com mais de 700 empresas de diversos setores e origens. Com o agravamento do desemprego e da pobreza no país, a ANTEAG passou a atuar também, principalmente em parceria com o poder público, na constituição de empreendimentos coletivos com a população das periferias das grandes cidades que ingressava em programas sociais.

Hoje, com o acúmulo de experiência, a ANTEAG é referência na metodologia de assessoria e capacitação de empresas de autogestão. Faz parte de diversas instâncias representativas da Economia Solidária. Atua na construção de novas relações de trabalho, com valores e formas de interação coletiva marcadas pela política de não-exploração e gestão democrática, tanto nas unidades produtivas quanto nas redes de produção e serviços e nas cadeias produtivas.

Consideramos todos os homens e mulheres capazes de aprender tarefas e habilidades diversas, de tomar decisões sobre os rumos da empresa. Trabalhamos para que sejam donos de seu trabalho e sujeitos de sua própria história.

Buscamos promover uma cultura de trabalho e relações sociais que, além de promover a idéia de participação em todas as decisões da empresa, tenha também a humanidade e o planeta como centro de suas atenções. Uma cultura que combata a discriminação e encare as diferenças étnicas, religiosas, culturais e de gênero não como desigualdade e sim em complementaridade. Uma cultura de trabalho e produção que não promova endividamento ambiental, mas mantenha a solidariedade às futuras gerações.

O QUE É AUTOGESTÃO?

Autogestão é uma forma de organização coletiva cujo elemento essencial é a democracia. Ela se realiza na comunidade, escola, empresa, etc. Podemos dizer que a autogestão é a radicalização da democracia, no sentido de envolver a participação integral dos membros do grupo, acesso total às informações, conhecimento dos processos e, sobretudo, autonomia e autodeterminação.

A ANTEAG é uma associação de trabalhadores e empresas autogestionárias. Falar de autogestão em empresas não se limita às atividades e às formas de relacionamento no interior da empresa, se estende à participação em grupos de moradores, atividades políticas e sociais da cidade, se estende ao relacionamento entre empresas dentro da Economia Solidária. Dentro da empresa, promove conhecimento na área de administração do negócio e requer conhecimento e participação das diversas áreas que compreendem uma unidade produtiva, desde o faturamento e dos custos até os aspectos mais subjetivos no tocante à política organizacional.

Além de propiciar a participação direta, a autogestão faz com que o trabalhador se reconheça como protagonista do processo, tanto enquanto indivíduo, quanto como associado em grupos de interesse comum.

O que a ANTEAG faz?
Representamos e assessoramos empresas de autogestão, defendendo seus interesses políticos e econômicos através de uma direção eleita pelas próprias empresas e um corpo de assessores especializados em autogestão.

Acompanhamos, ao longo do processo, experiências com empresas autogestionárias nas cinco regiões do País, representando mais de 32.000 postos de trabalho nos setores: têxtil, agrícola e agroindústrial, alimentício, calçadista, metalúrgico, mineração, serviços, confecção, plástico, coleta seletiva, cerâmica, mobiliário, papel e papelão, artesanato e agroextrativista.

Organizamos, apoiamos e orientamos a recuperação de empresas em situação falimentar e grupos que pretendem constituir uma empresa autogestionária.
Realizamos parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais para ações em prol do desenvolvimento da autogestão e Economia Solidaria e benefício das empresas associadas.

Promovemos intercâmbio entre as empresas e os trabalhadores de autogestão, formação de redes econômicas e sociais.

Realizamos pesquisas sobre autogestão e estudos e de viabilidade e intermediação para crédito.

Realizamos assessoria jurídica e tributária, planejamento para gestão coletiva e relações interpessoais.

Promovemos e difundimos o modelo autogestionário de produção e relacionamento através de cursos de capacitação, palestras, produção e publicação de materiais sobre o tema.

Participamos ativamente do movimento da Economia Solidária, tendo sido uma das entidades fundadoras do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária.

Missão da ANTEAG

“Promover a construção, divulgação e desenvolvimento de modelos autogestionários que contribuam para criar/recriar trabalho e renda desenvolvendo a autonomia e formação dos trabalhadores, estimulando ações solidárias e fraternas e representando as empresas/empreendimentos autogestionários”.

Representante no Faces do Brasil e contato:

Patricia Leanço Adriano
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: www.anteag.org.br